DE BLOGUEIRA PARA BLOGUEIRA - CRIANDO SEU PRIMEIRO BLOG

De blogueira para blogueira - Boteco da Monroe


Sei que pode ser um bichinho de 7 cabeças, mas ter - e criar - um blog não é assim uma coisa complicada, pelo contrario, é muito gostoso ter um blog e é melhor ainda quando seu amor pelo blog é reconhecido. No começo parece complicado, é normal, mas com o tempo você vai adquirindo habilidades e vai dominando algumas que você nem sabiam que existiam aí dentro de você.


Lá em 2012, quando eu criei o blog, eu não conhecia nada de HTML, sites e blogs, tanto que o meu primeiro template (tema) foi um modelo muito feio e nada haver com o blog, mas eu aguentei firme e com o tempo fui melhorando esses super detalhes no meu blog. Não é crime dar uma ''googlada'' de vez em quando e aprender coisas novas para melhor seu cantinho, pelo contrário, googlar é OBRIGATÓRIO.



Meu blog não é assim, super reconhecido, mas eu conquistei muitos leitores, amigos, reconhecimento e isso é o que mais vale no meu ponto de vista. Não crie um blog pensando em ganhar produtos grátis ou dinheiro, crie um blog porque você ama falar sobre aquele assunto, porque você quer dividir opinião e por amor. Parceria, patrocínios e dinheiro, você conquista com o tempo e com o amor que você dedicou ao seu cantinho, até porque as empresas não sou burras, elas sabem quando você realmente faz por amor e quando você faz só para ganhar coisas grátis e dinheiro.


Eu tenho algumas dicas para quem quer criar um blog (ou está começando agora), são dicas úteis e que você deve colocar em prática.




  • TEMA: Primeira coisa que você precisa fazer é pensar em um tema para o seu blog. Existe alguma coisa que você ama? Se houver, você pode começar um blog sobre isso, assim nunca vai faltar ideias e é muito importante saber sobre o que você está falando. Já imaginou você criar um blog sobre comida, mas seu conhecimento é música? Não faz sentido, não é mesmo?!


OBS: Se você já conhece o seu nicho, pode pular a primeira etapa!

  • NOME: Pense em um nome criativo e que combine com o nicho que você escolheu;

  • QUAL PLATAFORMA UTILIZAR E HOSPEDAGEM: Eu uso o WordPress (da pra notar pelo link do blog) e ele tem os prós e os contras. Já tive blog na plataforma do Blogger e depois migrei para o WordPress.


PRÓS DO WORDPRESS

  • Templates grátis e lindos;

  • Proteção por senha: Você pode proteger seus posts ou página com senhas!

  • Maior controle sobre os dados do blog;

  • URL's Customizadas: Você pode customizar as URL's dos seus posts!

  • SEO;

  • Criação de Páginas Infinitas;


CONTRAS DO WORDPRESS

  • Publicidade: No WordPress,com é proibido a inclusão de qualquer tipo de publicidade, tanto que as publicidades do Google Adsense NÃO aparecem de jeito nenhum;

  • Domínio: É necessário pagar uma taxa que dá direito a utilizar um domínio. Depois disso ainda será necessário comprar o domínio em um site de vendas de domínios;

  • Exige maior conhecimento técnico do usuário;

  • Necessidade de instalação no servidor de hospedagem;


PRÓS DO BLOGGER

  • É Grátis;

  • Templates Grátis;

  • Não precisa se preocupar com backup;

  • É mais fácil para se cadastrar no Google Adsense;


CONTRAS DO BLOGGER

  • Não permite armazenar outros tipos de arquivos;

  • Não oferece categorias;

  • Não permite editar comentários;

  • Não permite editar a URL dos posts;

  • Não permite adicionar meta tags individuais;

  • Não permite editar os títulos;

  • Templates com código sujo: Os templates do Blogger em sua maioria contém códigos desnecessários e também carregam todo o CSS dentro do mesmo arquivo XML, o que aumenta o tempo de carregamento do blog e pode prejudicar no posicionamento do blog nos buscadores;


Dicas - Boteco da Monroe


Sei bem como é complicado encontrar sites com templates bacanas, tutoriais, imagens e todo aquele monte de coisa que a gente precisa para deixar o nosso cantinho maravilhoso e foi pensando nisso que eu criei uma lista maneira com links super uteis para você que está começando agora e para você que já está no ramo, mas adora dar uma mudada de vez em sempre quando.


TEMPLATES GRÁTIS PARA BLOGGER




TEMPLATES PAGOS

GERADOR DE LOGOS: Links para quem deseja criar logos bacanas e diferentes para seu blog!

EDITORES ONLINE GRÁTIS

TUTORIAS PARA BLOGS + DICAS MARAVILHOSAS: Tudo o que você precisa para deixar seu blog divino

Aqui no blog vocês também encontram TUTORIAIS MANEIROS para Blogger e WordPress.

Ufa! Acho que terminei :D. É muita dica, né? Tenho certeza que vocês se perderam, mas pensem pelo lado bom - muito bom -, todas as dicas são para melhorar o seu cantinho, deixa-lo ainda mais atrativo e com a sua cara.

Me conta aí nos comentários se vocês curtiram as dicas e se gostariam de ver mais dicas para blogueiras aqui no blog. Eu adoro dividir dicas com vocês, principalmente quando eu sei que essas dicas vão ajudar a melhor o cantinho de vocês.

<3


 

 

You May Also Like

2 comentários

  1. Ameeeeei! São dicas muito boas pra quem tá começando agora! Sucesso linda <3 !

    ResponderExcluir
  2. Que bom que curtiu, flor! Fico muito feliz, de verdade <3. Obrigada!

    ResponderExcluir

INSTAGRAM | @LOOWINVERNISSI