ENTREVISTA COM ELLA JARDIM DO BLOG CORES & FLORES

Fonte da Imagem: unsplash.com/@daniellajardim

E aí, cês tão bem? Espero muito que sim!
Estou muito animada pois hoje eu trago para vocês uma entrevista que eu tive o prazer de fazer com a Ella Jardim do blog CORES & FLORES. Faz mais ou menos 1 ano que eu conheci o blog da Ella, mas na verdade eu conhecia o trabalho dela como fotógrafa muito antes de saber que ela tinha um blog e eu que sou super perdida nem me liguei que a pessoa que me inspirava na fotografia de produtos, era a mesma que me inspirava em relação ao blog. Fui descobrir que era a mesma Ella em um grupo do Facebook, o grupo "Manual da Blogueira", que foi em um post dela que eu liguei os pontos.

Até hoje tenho guardadinha várias fotos da Ella, como essa que abre esse post, e muitas vezes uso elas como wallpaper no celular pois me inspiram muito. São aquelas fotos que a gente bate o olho e automaticamente fica inspirado. EU AMO!

A Ella também é inspiração quando o assunto é Pinterest e eu acredito que vocês já tenham visto muitas imagens dela por lá, pois ela é autoridade no assunto. Na entrevista fiz algumas perguntas relacionadas ao Pinterest e blog, geralmente perguntas que todos nós temos muitas dúvidas e não poderia ter pessoa melhor para nos ajudar com elas.


1. O blog de vocês, além de muito inspirador, trás muitos conteúdos direcionados ao público feminino, principalmente empreendedoras. Sempre foi assim ou vocês descobriram com o tempo que esse era o público alvo do blog?


Eu sempre trabalhei com blogs, criando o design deles. E via muitas meninas com dificuldades principalmente na hora de criar um conteúdo relevante e divulgar. Eu tentei criar a Cores & Flores várias vezes usando até o meu nome mesmo, mas eu não conseguia prosseguir por conta da carga horária da faculdade e do trabalho, e também porque eu não me planejava. Enfim, depois de muito me organizar e pesquisar descobri que eu também poderia falar para empreendedoras de forma geral, já que uma blogueira precisa enxergar o blog dela como uma empresa. Então sim, desde o começo o blog foi projetado para para se comunicar com blogueiras e empreendedoras de forma geral.


2. Falando em público alvo, qual a dica que vocês dão para quem está começando agora, tanto como blogger, tanto como Instablogger, para encontrar o seu público alvo?


Definir um público-alvo é importante para que você consiga criar estratégias de marketing para um determinado público.

Por exemplo, sabendo que o público-alvo do seu blog são pessoas da terceira idade que fazem artesanato, seria dar um tiro no pé lançar um podcast. Embora hoje muitas pessoas da terceira idade usem celular é muito improvável que elas escutem podcast. E, geralmente, artesanato requer mais imagens.

Outro exemplo seria fechar parceria com alguma loja em que os produtos são para pessoas com poder aquisitivo alto, sendo que o seu público-alvo são pessoas com baixa renda.

Então para definir seu público-alvo é preciso refletir: de acordo com o conteúdo que você deseja compartilhar com o mundo, qual é a parcela da sociedade que mais se identificaria com ele? Quantos anos têm? Onde vivem? Qual o estilo de vida, a renda média, o gênero?

Analisando um pouco o sucesso de grandes blogueiras é possível entender a importância do público-alvo. 


3. Vocês também são autoridades quando o assunto é Pinterest e claramente criar Pins virais que despertam muita atenção dos usuários da rede. Qual a dica principal que vocês dão para quem tem interesse em usar o Pinterest como rede principal para divulgação do blog ou Instagram?


Olha, o Pinterest é realmente maravilhoso e funciona muito bem como estratégia de marketing digital. Masssss, não tenho apenas uma dica principal para dar porque na verdade é preciso uma série de ações para que ele funcione de verdade como fonte de tráfego orgânico para qualquer negócio online. Alguns exemplos são:
- Converter a conta para comercial para ter acesso a análises dos seus pins e, assim, criar mais do que seu público está gostando;
- Ser um usuário ativo, compartilhando no mínimo 10 pins por dia;
- Criar pins atraentes e com gatilhos mentais é importantíssimo para chamar atenção de quem está rolando o feed;
- Usar palavras-chave do seu conteúdo na descrição do pin é importantíssimo;
- Ter uma imagem pinável no seu blog também é legal para que as pessoas consigam salvar imagens diretamente de seus artigos.

Enfim, é um trabalho diário e constante, mas que vai te dar ótimos resultados!


4. Para vocês, é mais difícil criar conteúdo para o blog, Instagram ou Pinterest e porquê?


Com certeza para o Instagram! A vantagem de um post do blog é que é possível se aprofundar num tema para que as pessoas consigam entender a mensagem que queremos passar. Já no Instagram é preciso resumir toda uma ideia e ainda assim a publicação precisa ser valiosa para o nosso público. E minha maior preocupação na hora de escrever a legenda é não ser tão rasa a ponto de deixar dúvidas sobre o que foi publicado. 

Além disso tem as imagens que precisam ser chamativas, compartilháveis e, ao mesmo tempo, traduzir em uma foto ou frase o que queremos dizer.

Então, sem dúvidas, criar conteúdo para o Instagram é o mais difícil - mas uma delícia ao mesmo tempo <3


5. Eu por exemplo tenho muita dificuldade para me organizar quando no assunto é criação de conteúdo e mesmo que eu reconheça que eu crio algo bom, tenho muita dificuldade em criar uma estratégia para atrair o meu público alvo. Quais as estratégias que vocês usam para ter um bom alcance no Instagram e Pinterest? 


Primeiro de tudo é realmente ter um público-alvo bem definido, e então estudar mais sobre ele. Mas a maior estratégia para alcançar mais pessoas é criar um conteúdo compartilhável. Isso é, que as pessoas vejam e sintam necessidade de salvar logo na pastinha do Pinterest ou compartilhar no Stories. Isso é muito importante para o algoritmo das duas plataformas e funciona quase como um marketing boca a boca, sabe?

Agora, para saber o que as pessoas compartilhariam é preciso entender as dores do seu público, o que eles estão vendo, comentando, pesquisando, onde têm dificuldades, e então criar algo que eles se identifiquem e sintam vontade de levar a mensagem para outras pessoas.

Você consegue fazer isso lendo os comentários e directs que você recebe, as dúvidas que deixam no seu blog e até mesmo pesquisando sobre um determinado tema no Quora ou no Google. 

Outra forma de saber o que seu público precisa é conversar diretamente com ele, criando enquetes no Stories ou um formulário mais estruturado no Typeform. Isso vai te ajudar (e muito) a entender as dificuldades do seu público e criar estratégias para ter o conteúdo perfeito que irá ajudá-lo e, assim, ter mais alcance através do compartilhamento.


6. Sei que vocês também tem muita habilidade com a fotografia - inclusive conheci vocês através delas. As fotos também são pensadas antes de clicar ou vocês vêem inspiração na hora? 


Na verdade as fotos são tiradas para aquecer o meu Instagram pessoal, mas com o tempo percebi que elas também tinham tudo a ver com o universo da Cores & Flores. Então acabo usando também na divulgação do blog.


7. Tem alguma dica para quem também tem dificuldade na criação de cenário para as fotos?


Tenho duas dicas principais:

1. Só comece! É super normal que as primeiras fotos saiam estranhas ou você ache realmente feias, mas com o tempo você vai pegando o jeito e ganhará sua própria forma de fotografar.
2. É preciso ter referências porque suas ideias para cenário não vão vir do nada. Então tenha uma pastinha no Pinterest ou até no Instagram para salvar as imagens que você gostaria de se inspirar. Observe bastante tudo em todas as fotos: as cores, os ângulos usados, objetos, composição... E simplesmente copie! Sério, tenta fazer igual. No fim das contas não vai sair uma cópia perfeita porque você não vai ter os mesmos recursos e materiais que o outro fotógrafo teve. Com o tempo você vai ter ideias para criar seus próprios cenários.

Super recomendo o livro 'Roube como um artista' que vai te mostrar como criar a partir das referências que você consome.




8. Acredito que muitos seguidores ainda estejam começando e ainda não contam com uma equipe para dividir as tarefas de divulgação, criação e compartilhamento. Como vocês costumam se organizar nessa questão das tarefas? Vocês são sempre muito pontuais nas postagens, principalmente Newsletter (eu sigo 💖) e acredito que cuidar de.tantas redes de uma vez seja bem trabalhoso e mesmo assim vocês sempre conseguem entregar tudo sem atrasos.


Não é à toa que falo tanto de planejamento no blog hahaha! Essa é a base de tudo para conseguir bons resultados. 

Meus outros blogs não deram certo porque eu não planejava nada. Eu não sabia o que seria postado no blog, nem quando iria tirar novas fotos, qual seria a pauta para as redes sociais etc. 

Hoje sinto uma enorme satisfação de sentar e planejar o próximo mês de tudo que é referente ao blog, porque sei que é necessário para que as coisas fluam e, principalmente, aconteçam. 

Atualmente:
- Uso o Trello para criar o calendário editorial do blog e saber o que precisa ser feito, o que estou fazendo e o que está pronto; 
- O Google Agenda para organizar meus dias, já que preciso me dividir entre Cores & Flores e meu trabalho como Designer;
- Google Keep para anotar ideias que tenho em lugares aleatórios;
- Excel e Evernote para criar um banco de ideias e sempre ter conteúdo.


9. Qual a maior dificuldade em trabalhar em Home Office para vocês? E o que vocês costumam fazer para que essa dificuldade seja amenizada conforme os trabalhos?

No início a maior dificuldade era separar o lado pessoal do profissional e isso foi resolvido criando um espaço que é só meu mesmo, destacado de outros cômodos da casa. Além disso conversei com minha família que gostaria de ser interrompida somente quando for urgente.

Outra dica importante e que realmente mudou minha vida foi comprar um celular (mais baratinho mesmo) só para o trabalho. WhatsApp, ligações fora de hora e redes sociais podem acabar com a produtividade e tomam um tempo absurdo. Por isso que ter um celular só para o trabalho também é uma dica de ouro para se concentrar o dia inteiro no que é realmente importante.

Até uns dias atrás descobri outra dificuldade que é lidar com a solidão de trabalhar sozinha em casa. E para resolver isso passei a trabalhar fora do home office em alguns dias da semana. Bibliotecas e cafés são ótimos locais para isso e tem me ajudado bastante a me sentir parte da sociedade novamente ahahaha


Eu, com toda certeza, tirei muitas dicas nessa entrevista e super agradeço a Ella pelo tempo e por ter topado essa entrevista. Essa entrevista é quele conteúdo que a gente precisa valorizar muito, pois ele não é um simples conteúdo, ele trás informações que podem nos ajudar muito nessa conquista de espaço com o trabalho que a gente faz na internet. Eu espero, de coração, que vocês tenham gostado e que ajude muito vocês tanto quanto me ajuda.

Recomendo acompanhar a Ella e o blog também no Instagram, no Instagram do blog sempre tem muitas dicas de marketing digital para empreendedoras e blogueiras. O Pinterest do blog também é cheio de informações e dicas maravilhosas!




You May Also Like

0 comentários

INSTAGRAM | @LOOWINVERNISSI