Morando Sozinha: Dicas para quem quer sair de casa!


Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim!


Faz um tempinho que eu quero falar sobre esse assunto aqui no blog, pois a galera tem muita dúvida quanto sair de casa e encarar a vida sozinho.


A gente não vê a hora de crescer e encarar a vida adulta, mas no meio do caminho a gente acaba se arrependendo, não é nada fácil e descobrimos que junto com as expectativas vem a realidade. No plano das expectativas vem: ouvir música alta, fazer festas e convidar todo mundo que você conhece, poder levar o namorado pra casa e se tornar um adulto independente. Quando na verdade nós nos deparamos com: vizinhos chatos que não deixam você ouvir música alta, amigos que fazem a maior sujeira no APÊ e não ajudam você a limpar a bagunça, as contas todo mês e, principalmente, muita responsabilidade nas costas.


Assim como tudo na vida, morar sozinha também tem seus prós e contras. Fiz essa escolha há mais ou menos um ano, mas, apesar dos problemas, eu não trocaria a minha vida de hoje pelas roupas lavadas, almoço pronto e contas pagas pelos pais (apesar de tudo isso fazer muita falta). Ainda levo uns tapas na cara, porque a vida é assim, quando a gente faz escolhas, a gente precisa arcar com elas, mas apesar de ser chato no começo, a gente adquire mais maturidade e descobre que pode fazer muito mais do que imaginava, - como matar aquela barata gigante que apareceu do nada no apê -. Separei dicas bem legais para quem esta querendo encarar essa nova jornada, dicas para deixar essa nova fase um pouco mais fácil. Confira!



 ORGANIZAR AS CONTAS



Não é nada legal ficar sem luz, ou sem internet, tudo porque esqueceu de pagar a conta ou acabou gastando o money com outras coisas, como PIZZA D:. Sim, eu já deixei de pagar contas só para comprar pizza ou sushi, mas algumas vezes eu simplesmente esqueci de pagar, acontece. Para esse tipo de coisa não acontecer, é sempre bom deixar as contas em um lugar visível, como na mesa da cozinha, ou como eu faço, deixar ela pressa em um grampo próximo do local onde você pendura as chaves de casa, assim toda vez que você for sair, ou entrar em casa, você vai olhar e vai lembrar que precisar pagar. É sempre bom guardar os recibos de pagamento, coloque eles em uma caixa, ou pasta escolar, assim você fica mais organizada a vai saber quando já pagou ou não e claro, caso alguém queira fazer a louca e cobrar novamente, você tem o recibo guardado para poder provar o pagamento.


 PLANEJAR O ORÇAMENTO



Quando a gente mora com os nosso pais, é tudo mais fácil, as contas não é a gente quem paga e todo nosso dinheiro é gasto com a gente, mas quando a gente resolve morar sozinho, a gente tem que pagar luz, aluguel, condomínio, super mercado, entre outros...Para não acontecer de ficar sem dinheiro para pagar as coisas importantes e poder comprar as coisas que você gosta e acredita serem importantes, é sempre bom fazer um planejamento orçamental, anotar tudinho em uma agenda. Como eu comentei acima, já aconteceu de eu não conseguir pagar algumas contas porque acabei gastante demais em outras coisas que na verdade nem eram tão importantes assim. Se você divide o apartamento/casa com alguém, fica mais fácil, as contas não vão ser todas da sua responsabilidade, mas mesmo assim é bom sentar e conversar com a pessoa que mora com você e ambos planejarem juntos. Não adianta nada receber mil por mês e gastar dois, vai ser prejuízo e o negocio aqui é ser organizado para nada de ruim acontecer.


COMPRE/CRIE UM LIVRO DE RECEITAS


Morar sozinho significa: ''Você vai perder a comida da mamãe!'', mas se a sua mãe for legal como a minha, ela vai visitar você pelo menos 2 Domingos do mês e vai levar comida, aquelas coisas gostosas que a gente ama e que ela congela tudo só pra não estragar e a gente pode matar a vontade durante uns bons dias.


A dica do livro de receita é mais pra quem, assim como eu, gosta de cozinhar e mesmo pra quem não gosta muita, mas ta afim de fazer uma janta para os amigos e não quer comprar comida pronta, acordou afim de se aventurar na cozinha e colocar a mão na massa. Eu gosto muito de cozinhar e vivo inventando coisas novas e da muito certo, tanto que eu mesma fiz o meu caderninho de receitas, - comprei um caderno de receitas no mercado e anoto todas as gororobas que eu faço -. Compre várias coisas e tente se aventurar pela cozinha, até porque não faz nada bem viver de comida congelada (ao menos que seja a comida da mamãe), pizza e coisas do tipo.


SUA CASA É SEU SANTUÁRIO!


Agora você tem um lugar para chamar de seu e vai começar a entender sua mãe naqueles momentos em que ela ficava brava porque você deixava as coisas fora do lugar, a louça suja na pia da cozinha, o quarto desarrumado, etc...Eu pelo menos aprendi a ser mais organizada -Aquela olhada básica no quarto...- não suporto ver mais nada sujo e me sinto mal quando vejo alguma coisa fora do lugar. Como o apartamento onde eu moro é dividido entre eu, meu irmão e o Arthur, fica sempre uma zona, porque não adianta arrumar as coisas se as outras pessoas da casa vão deixar desorganizado. Minha dica é deixar seu ambiente organizado, limpinho, lindo e com a sua cara. Não é porque você está morando sozinha que vai transformar o lugar num chiqueiro e deixar tudo jogado pelos cantos da casa.



É muito bom morar sozinho, mas é melhor quando se divide com amigos, o único problema é que, se você for super organizada como eu, você terá que se segurar para não brigar com a pessoa que mora com você, até porque ninguém é do mesmo jeito que a gente e a pessoa pode não ser assim tão organizada como você.


Hey, me conta nos comentários se vocês curtiram o post, assim eu faço mais post sobre o assunto e dou mais dicas para vocês.


Comenta também o teu blog, se você tiver!


<3


Siga a gente no TWITTER e curta nossa página no FACEBOOK.

You May Also Like

2 comentários

  1. Super, gostei.
    de acordo com o meu plano vou sair de casa em 2 de Janeiro de 2017, estou a me organizar aos poucos para ter o mínimo de condições possíveis, o resto agente adquire com o tempo.
    abraços bem calorosos de Moçambique (Africa).

    ResponderExcluir
  2. Olá Hélio, tudo bem? Muito legal saber que tenho leitores fora do Brasil, que maneiro <3. Adorei tua visita e fiquei muito feliz com seu comentário, de verdade. Um abraço bem apertado do Brasil \o/ <3

    ResponderExcluir

INSTAGRAM | @LOOWINVERNISSI