A IMPORTÂNCIA DO MÍDIA KIT COM TRABALHO ONLINE + COMO CRIAR O SEU


E aí, cês tão bem? Espero que sim!

Já faz um tempo que recebi alguns comentários no post "Como conseguir parceria com o Instagram", perguntando o que era Mídia Kit e como fazer. No post sobre parceria com o Instagram eu dei uma prévia sobre o que era Mídia Kit, porém não entrei em detalhes de como fazer e para que ele serve, mas no post de hoje vou tirar todas essas dúvidas para vocês e disponibilizar um modelo free para vocês usarem.

É normal para quem está começando agora não saber o que é o mídia kit, para que ele serve, como fazer, etc...Eu mesma, quando comecei nesse universo dos blogues, não sabia o que era e praticamente me virei nos 30 para descobrir como criar o meu mídia kit, o que era importante colocar no meu modelo e para que ele servia. Tive sorte que na época eu estava estudando design gráfico e já tinha um conhecimento legal de como criar um modelo bacana, mas mesmo assim eu apanhei um pouquinho na hora de criar. Enfim, vamos descobrir para que serve esse bendito Mídia Kit que é tão importante na hora da parceria entre blogs, Instagram e empresas?


MÍDIA KIT: O QUE É? ONDE VIVE? O QUE COME?


Aqui no blog já teve um post falando sobre mídia kit, mas como ele é antigo, é sempre bom repostar sobre o assunto e tirar as dúvidas de quem está começando agora.

Sempre que pergunta eu digo a mesma coisa, o mídia kit é o currículo do nosso blog, ele serve para apresentar o blog, suas características e os leitores do mesmo a fim de convencer os anunciantes que aquele é um bom lugar para anunciar os produtos deles.

Embora algumas pessoas digam que não é importante ter um design bacana, elas se enganam porque o design do seu mídia kit é muito importante para chamar atenção de futuros parceiros, mas mais importante que o design, é as informações que irão preencher o seu mídia kit.

QUAIS INFORMAÇÕES DEVE CONTER?




  • Uma descrição sobre o blogueiro e sobre o blog;

  • Estatísticas do blog e Instagram (ou só Instagram caso seja um modelo único para o mesmo);

  • Perfil dos Leitores e seguidores;

  • Informações sobre redes sociais (quantidade de seguidores e engajamento);

  • Serviços (não é obrigatório informar valores se você não se sente a vontade);

  • Parceiros Ativos e Empresas que já usaram o seu blog (ou Instagram) para divulgar serviços;

  • Importante colocar data e ano em que as informações foram coletadas;

  • Contato.


PERFIL DOS LEITORES E SEGUIDORES


O perfil dos leitores/seguidores é muito importante, afinal, são eles que fazem a audiência do seu blog e Instagram, por esse motivo é muito impostante dar atenção especial para essa etapa do seu mídia kit. Preste atenção sobre o que os seus leitores gostam de ler e acompanhar no seu blog e redes sociais, mas você pode ir muito além e sabe como? Criando uma pesquisa e pedindo para que seus leitores respondam e assim você terá muito mais chances de fechar parcerias com as empresas e marcas certas.

  • Que tipo de produto eles consomem?

  • Eles já compraram produtos indicados no blog ou levam em consideração a opinião de blogueiros na hora de comprar em lojas online (ou física)?

  • Onde eles estão localizados?

  • Que tipo de tecnologia eles costumam usar para acompanhar o seu blog?

  • A maioria desses leitores são mulheres ou homens?

  • Qual a idade deles?

  • Entre outras...


SOBRE O DESIGN


Como eu já disse logo acima, o design é muito importante para que as empresas e marcas tenham interesse no seu blog e Instagram. Sempre que se fala no design as pessoas já transformam em um bichinho de 7 cabeças e eu entendo que nem todo mundo sabe como usar o PhotoShop para criar um modelo exclusivo e são poucos que tem grana no início para investir em um modelo criado por um estúdio.

Como designer eu entendo que o valor pode ser um pouco salgado demais, mas também precisamos respeitar o trabalho dos designers e reconhecer que o "barato custa caro" e modelos bem feitos costumam ter um tempo de criação maior, mas foi pensando em quem não tem como colocar uma grana para investir no início do blog, que eu criei uma loja online com alguns modelos de mídia kit disponíveis para compra. Veja AQUI!

[caption id="attachment_18027" align="aligncenter" width="809"] PAPER SMART - MÍDIA KIT[/caption]

Se você não souber usar o PhotoShop (programa necessário para editar qualquer modelo a venda na loja), você pode se aventurar e criar o seu modelo exclusivo no site Canva, que lhe da uma variedade incrível de imagens, fontes e ícones necessários para deixar o modelo profissional.

Mas se você souber usar o PhotoShop e procura um modelo bacana para usar e apresentar o seu trabalho, vou deixar abaixo uma previa de um modelo free que eu estou disponibilizando para quem ainda não tem um modelo de mídia kit.

MÍDIA KIT FREE




[caption id="attachment_18028" align="aligncenter" width="809"] CRIADO POR DESIGN SMART[/caption]

BORA DIVULGAR ESSE MÍDIA KIT?


Agora que você já sabe tudo o que precisa para criar o seu modelo e já tem ele pronto, está na hora de divulgar essa lindeza, né nom?! E sabe como você pode divulgar o seu modelo? Você pode criar uma página especifica no seu blog disponibilizando o pdf do documento para download ou enviando diretamente o documento para potenciais anunciantes, que solicitarem o seu modelo de mídia kit ou juntamente com a sua proposta de parceria.

Eu costumo enviar o meu modelo junto com as minhas propostas de parceria ou então para as empresas que entram em contato através do e.mail do blog ou Instagram. Não é obrigatório deixar o seu modelo disponível no blog, as empresas e marcas que tem interesse podem entrar em contato com você e solicitar o seu modelo via e.mail.

E aí, você ainda ficou com alguma dúvida sobre mídia kit? Então comenta aí qual a sua dúvida e eu vou tentar ajudar você!

Antes que eu esqueça, os leitores do blog tem 25% de desconto em qualquer modelo da minha loja online e também para modelos exclusivos caso você queira ter um modelo só seu. Para validar o desconto é simples, manda um e.mail para: hello.papersmart@gmail.com informando o modelo desejado na loja ou solicitando um modelo exclusivo e informe o código abaixo para validar o seu cupom.


<3


 

You May Also Like

0 comentários

INSTAGRAM | @LOOWINVERNISSI